A Receita Federal está quase liberando as restituições do Imposto de Renda 2024. Os contribuintes devem ficar atentos aos prazos e lotes de restituição para garantir que possam receber o valor devido, seguindo a ordem definida pelo calendário de restituições. Saiba quando começa o repasse dos valores.
O prazo final para declarar o IR neste ano termina em 31 de maio. Depois disso, a Receita Federal começa o pagamento das restituições, com base nos cinco lotes. Mas, é importante entender a ordem prioritária de recebimento.
Quem vai receber primeiro o Imposto de Renda 2024?
Recebem primeiro as restituições os idosos acima de 80 anos, seguidos daqueles com idade acima de 60 anos. Depois entram na lista de prioridade as pessoas com deficiência ou portadoras de moléstia grave, e depois os contribuintes que têm o magistério como maior fonte de renda.
Além disso, na sequência dos lotes, aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou indicaram o Pix como método de recebimento também ficam na lista de prioridades. Outro detalhe é que, quem declara mais cedo, recebe mais cedo a restituição.
Foto: rafastockbr/Shutterstock
Para evitar problemas e não cair na malha fina, preencha os dados corretamente. Certifique-se de que todas as informações estão corretas e atualizadas, incluindo a conta bancária ou Pix para receber a restituição. Além disso, revise tudo com muita atenção antes de enviar a declaração para evitar erros que possam atrasar o pagamento.
É importante cumprir todos os prazos definidos pela Receita Federal para evitar problemas com o leão, assim como receber a restituição logo nos lotes de repasse de cada ano.
Calendário com os lotes de pagamento, segundo a Receita Federal
As restituições começam no mesmo dia que termina o prazo para a declaração. Por isso, o primeiro lote já será pago no próximo dia 31 de maio. Confira as demais datas e os respectivos lotes:
1º lote: 31 de maio de 2024.
2º lote: 28 de junho de 2024.
3º lote: 31 de julho de 2024.
4º lote: 30 de agosto de 2024.
5º lote: 30 de setembro de 2024.