A mudança na política da XP Investimentos resultou em multas pesadas e venda de ações sem consentimento dos clientes, o que causou muita revolta e depoimentos de pessoas decepcionadas com as escolhas feitas pela instituição. Foi feita uma alteração nas regras da plataforma, que pegou muita gente de surpresa.
Anteriormente, os clientes podiam realizar operações na Bolsa de Valores mesmo sem transferir fundos para a “conta investimento”. No entanto, a XP implementou uma nova política exigindo que os fundos fossem transferidos da “conta digital” para a “conta investimento” antes de realizar tais investimentos na Bolsa.
Embora a XP tenha afirmado que essa comunicação estava nos contratos assinados pelos clientes, a mudança pegou muitos de surpresa e gerou uma onda de insatisfação entre os investidores.
Multas geram revolta
Aqueles que não realizaram a transferência, mesmo tendo saldo na conta digital, foram multados e tiveram suas ações vendidas automaticamente pela XP para cobrir as supostas dívidas.
A medida gerou revolta entre muitos clientes, que se manifestaram nas redes sociais. Centenas de reclamações foram registradas, com muitos clientes se sentindo enganados e lesados pela empresa.
Em nota enviada ao site Metrópoles, a XP confirmou a aplicação das multas e a venda das ações, alegando que a mudança nas regras estava prevista nos contratos assinados pelos clientes.
Foto: Diego Thomazini/Shutterstock
Apesar da justificativa da XP, a insatisfação dos clientes é alta. Muitos se sentem vítimas da falta de clareza na comunicação da empresa e da rigidez das novas regras.
Eles alegam que a XP não comunicou de forma clara e eficiente, com falta de avisos sobre as multas e vendas antes que elas acontecessem, sendo que muitos disseram ter ficado com prejuízos financeiros.
Diante de casos assim, fica o alerta sobre a importante da leitura de contratos antes da assinatura, assim como o constante acompanhamento das alterações nas regras para evitar surpresas e prejuízos.