O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo. Mais da metade das exportações brasileiras provém do agronegócio. Por trás de tantos números, estão histórias de sucesso.
Conheça os 8 maiores produtores rurais do Brasil e entenda como eles se tornaram exemplos de empreendedorismo, visão estratégica e compromisso com o desenvolvimento do país.
As histórias deles inspiram e demonstram o potencial do agronegócio como motor da economia nacional. O setor oferece inúmeros empregos diretos e indiretos, contribuindo para a movimentação do dinheiro no país.
Os maiores produtores rurais do Brasil são:
1- Igor Nogueira: à frente da Fazenda Nova Piratininga, em Goiás, Igor Nogueira se destaca na criação de gado e investimentos em melhoramento genético, impulsionando a qualidade da produção nacional.
2- Carlos Massa (Ratinho): mais do que apresentador, Ratinho é um gigante do agronegócio, com propriedades no Paraná e Acre. No último estado, ele ostenta o título de maior fazendeiro, demonstrando sua perspicácia e poder de influência.
3- José Antônio Gorgen (Zezão): líder do Grupo Riza, Zezão possui fazendas no Piauí e no Maranhão. Sua visão estratégica levou-o a ser o primeiro produtor nesses estados a exportar diretamente para a China, abrindo portas para o mercado internacional.
4- Nadir Razini: comandando a Fazenda Juliana, em Rondônia, Nadir Razini reina absoluta no confinamento de gado, sendo a maior do estado. Além disso, lidera o Império Feldmann, faturando mais de R$ 300 milhões por ano.
5- Roque Quagliato: ele controla o Grupo Quagliato, com fazendas na região amazônica. Mais do que um empresário, ele se destaca como exemplo de preservação ambiental e sustentabilidade, mostrando que é possível aliar produtividade à responsabilidade social.
6- José Batista Sobrinho (Zé Mineiro): fundador da JBS, a maior empresa de carne bovina do mundo, Zé Mineiro comanda um império com mais de 400 unidades e produção diária de milhares de bovinos e aves.
7- Blairo Maggi: proprietário da Amaggi, uma das maiores empresas agrícolas do Brasil, Blairo diversifica seus investimentos em pecuária, agricultura e reflorestamento. O patrimônio estimado é de R$ 10 bilhões.
8- Eduardo Logemann: herdeiro da presidência da SLC Agrícola, Eduardo Logemann transformou a empresa em referência em inovação e produção de soja, milho e algodão. Conta com mais de 400 mil hectares e ações negociadas na Bolsa de Valores.