Um golpe tem causado prejuízo para os trabalhadores que estão em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho. Criminosos estão se passando por grandes empresas, cobrando pela realização do exame admissional. Tudo começa quando o trabalhador recebe uma mensagem via SMS em nome de portais de empregos conhecidos, como InfoJobs e Vagas.com.
Na mensagem, é enviado um número de WhatsApp com uma falsa proposta de emprego em nome de empresas conhecidas no mercado. Ao entrar em contato com o falso recrutador, as vítimas são informadas que já estão “pré-aprovadas”, mesmo sem passar por uma entrevista. Assim, os criminosos solicitam o envio de diversos documentos, além do pagamento do exame admissional.
Ao longo da conversa, os criminosos garantem que haverá devolução do dinheiro assim que o candidato iniciar no trabalho. Para dar ainda mais confiança ao trabalhador, os golpistas afirmam que com o envio da nota fiscal, uma guia de encaminhamento será feita juntamente com o estorno do valor do exame.
Exame admissional é responsabilidade do empregador
O exame admissional é realizado por médicos especialistas em medicina do trabalho, sendo uma etapa obrigatória na contratação de novos trabalhadores pelo regime CLT. Com ele, é possível comprovar que o candidato está apto a realizar as atividades do cargo, composto por procedimentos rápidos e simples.
Segundo o artigo 168 da CLT, fica determinado que todos os custos do exame admissional ficam por conta do empregador. Geralmente, o exame é solicitado apenas após a entrevista realizada com o trabalhador, além do reembolso não ser um procedimento padrão entre as empresas.
Dessa forma, é necessário que os cidadãos fiquem atentos a supostas vagas de emprego recebidas via SMS ou por WhatsApp. A recomendação das empresas é verificar dentro dos próprios portais se houve alguma notificação sobre a possível contratação. Por fim, o exame admissional também não deverá gerar nenhum custo para os candidatos, sendo parte final do processo seletivo e realizado apenas após uma proposta formal de emprego.