Desde a pandemia da Covid-19, as compras virtuais aumentaram consideravelmente no Brasil. Com isso, o número de entregas realizadas pelos Correios também subiu, visto a liderança da empresa no segmento de encomendas no Brasil. Para quem busca um negócio para investir, adquirir uma franquia dos Correios pode ser uma boa opção.
Por se tratar de uma empresa pública, é preciso participar de um processo licitatório para conseguir ter uma Loja de Correios Franqueada (LCF). Até o final do mês de abril, estão abertas as licitações para quatro lojas em Brasília (DF), uma em Porto Alegre (RS) e uma em Maringá (PR).
Atualmente, os Correios conta com mais de 10,6 mil agências em todo o Brasil. Desse total, 958 unidades são franqueadas. As franquias contam com soluções nos segmentos de encomendas, mensagem e marketing, ofertando produtos e serviços como Marketing Direto, SEDEX, PAC, correspondências, entre outros.
Qual o investimento para conseguir uma franquia dos Correios?
Os Correios possui dois tipos de unidades franqueadas, chamadas de modelo I e II. No modelo I, o ponto físico deverá ser de 140 m², enquanto o modelo II deverá ter 200 m², no mínimo. Inicialmente, o investimento parte de R$ 371 mil, com contrato de dez anos e possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.
Segundo os Correios, o faturamento das unidades poderá variar entre R$ 670 mil a R$ 1 milhão, com lucro médio anual de R$ 130 mil para as franquias do tipo I e R$ 205 mil para as franquias do tipo II. Contudo, o lucro obtido poderá variar conforme a região da franquia, o preço de locação do imóvel ou aquisição do mesmo.
Para os interessados em investirem na franquia dos Correios, a estatal apresenta quatro principais vantagens do negócio: modelo consolidado, negócio rentável, alto índice de satisfação pelos demais franqueados, alta demanda de entregas pelo e-commerce.
Por fim, “para garantir o padrão de qualidade dos produtos e serviços da empresa, a estatal disponibiliza manuais, cartilhas e materiais de apoio, com todo o respaldo para abertura e gestão do negócio. A empresa também oferece um ambiente virtual de aprendizagem contínua para reciclagem dos franqueados”, explicou a estatal no comunicado publicado.