Quando terminamos o ensino médio, dúvidas em relação à escolha da faculdade começam a surgir. Alguns fatores devem ser considerados, como a média salarial e a empregabilidade da área que desejamos entrar.
Esses aspectos podem, infelizmente, fazer com que alguns estudantes não sigam os cursos que eles mais desejavam na faculdade inicialmente. Como resultado, é bem mais provável que escolham opções mais seguras.
É do seu interesse conhecer algumas dessas graduações que não são muito valorizadas no mercado de trabalho, representando, por vezes, salário abaixo do esperado.
1. Faculdade de Filosofia começa a lista
Antes de mais nada, a filosofia é um campo de estudo que proporciona uma maior compreensão geral em relação ao pensamento humano e a cultura. Em especial, é uma matéria obrigatória nas escolas, pois, entre todas suas funções, pode intensificar nos alunos a sensação de reflexão em relação a diversas áreas das nossas vidas.
Entretanto, embora seja um estudo primordial para a nossa formação, os salários oferecidos para os formados em filosofia pode ser um desmotivador para aqueles que pensam em ingressar na área.
2. Outras graduações relacionadas ao espaço da educação
Ainda pelo mesmo ângulo da educação, temos outras diversas graduações e profissões que não são tão valorizadas no mercado, embora esses especialistas sejam essenciais para a formação de todos os outros colaboradores em potencial.
Os professores, independentemente da disciplina que eles aplicam, são os formadores de todas as carreiras, mas, mesmo assim, grande parte dos atuantes podem receber salários abaixo do merecido.
3. Faculdade de Artes e sua dificuldades no mercado de trabalho atual
Apesar de versátil, o campo artístico acompanha muita competitividade. Após a formatura, encontrar um caminho profissional no mundo das artes pode ser muito desafiador, ainda mais quando os artistas ainda não construíram o seu nome.
Além do mais, vale ressaltar que os artistas costumam ser mais valorizados em grandes capitais, o que pode significar que o formado precisa ir até esses destinos para mais chances de sucesso.
4. Formados em Cinema também costumam enfrentar problemas
Por fim, temos os formados em cinema. A graduação em cinema costuma abranger diversos estudos de filmografia, produção, direção, roteirismo e outros aspectos essenciais do cinema, o que dá uma grande imersão aos estudantes.
Entretanto, no que diz respeito ao mercado de trabalho, os formados podem enfrentar um cenário competitivo e incerto. Assim como os formados em artes, a indústria do cinema é mais valorizada nas grandes capitais, o que significa que o sucesso desses profissionais pode depender da cidade em que eles atuam.
É fundamental lembrar que, além dos aspectos financeiros, a realização profissional e a paixão sentida pelo que fazemos são aspectos cruciais para uma vida feliz. Portanto, a escolha de uma carreira deve não envolver apenas as médias salárias, mas também deve misturar nossos interesses. Busque equilibrar essas realidades, dentro do possível.