Um levantamento realizado pelo Serasa Brasil mostrou que cerca de 72 milhões de brasileiros estão inadimplentes, enquanto 271 milhões estão com dívidas ativas. Após dois meses de queda, a inadimplência aumentou em janeiro deste ano. Assim, o número do início do ano superou o total registrado no mesmo mês no ano anterior, de 70,09 milhões.
Visando regularizar a situação dos brasileiros e diminuir o número de inadimplentes no país, o Governo Federal desenvolveu uma série de programas e medidas para a renegociação de dívidas. Um deles é o Desenrola Brasil, conhecido por ofertar descontos de até 99% do valor da dívida. Após renegociar os valores e começar a quitar os débitos, a dúvida dos consumidores é: quanto tempo demora para que o nome saia da lista de negativados?
Ao ter dívidas em atraso, as instituições financeiras cadastram o nome e CPF dos consumidores nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC e Boa Vista. A inserção do nome na lista de inadimplentes causa diversas consequências na vida financeira dos clientes, como dificuldade de acesso ao crédito e emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Quanto tempo o nome leva até ficar limpo?
Foto: Shutterstock
Conforme explicado pelo Serasa, após quitar a dívida, a empresa credora possui o prazo de até cinco dias úteis para solicitar a retirada do nome do consumidor da lista de negativados. Assim, o prazo começa a contar a partir do dia do pagamento da dívida ou da confirmação da quitação em caso de boletos, cartão e cheque.
Quando o consumidor quitar sua dívida, ele receberá um recibo ou comprovante atestando a quitação do valor. Ao ter esse documento em mãos, o consumidor poderá procurar a empresa credora e exigir a regularização caso a exclusão do nome não ocorra dentro do prazo limite determinado em lei.
Outro ponto a ser esclarecido é a prescrição das dívidas. Após cinco anos, as dívidas são prescritas automaticamente. Com isso, ela não aparecerá mais no cadastro do Serasa, além de não influenciar no cálculo do Score do consumidor. Contudo, a dívida não é anulada, continuando existindo embora não negative o CPF do cidadão.
Como regularizar as dívidas pelo Serasa?
O primeiro passo é verificar quais são as dívidas cadastradas em seu nome. Para isso, acesse o Serasa Limpa Nome no site ou aplicativo do Serasa. Após a identificação de quais são os débitos, o próximo passo é negociar os valores com os credores. Nessa etapa, é possível solicitar descontos ou obter condições de pagamento facilitadas.
Com a negociação fechada, o consumidor deverá pagar a dívida de acordo com o combinado feito com o credor. Os pagamentos deverão ser realizados via Pix ou boleto bancário. Vale ressaltar a necessidade de solicitar um comprovante de pagamento após a quitação da dívida, visando comprovar futuramente o pagamento do débito.
Por fim, aguarde o tempo solicitado pelas empresas para verificar se o nome foi retirado da lista dos órgãos de proteção ao crédito. Caso o alerta de inadimplência permaneça, entre em contato com a empresa credora ou com os órgãos de defesa do consumidor.