O preço do ovo de galinha subiu neste ano, causando impacto no bolso do consumidor. Mas quais são os motivos por trás desse aumento? São pelo menos dois principais fatores, que podem continuar impactando o orçamento das famílias, que precisam fazer trocas inteligentes na tentativa de economizar na compra dos alimentos.
No primeiro trimestre, com o acúmulo de gastos extras, como Natal, IPVA e IPTU, as famílias buscam opções mais acessíveis de proteína. O ovo, por ter um custo menor em comparação com carnes como frango, suíno e bovino, se torna uma alternativa atrativa, pressionando a demanda e consequentemente os preços.
Outro fator que eleva o preço do alimento é a quaresma. Isso porque, no período de 40 dias que antecede a Páscoa, a tradição religiosa leva à redução no consumo de carne vermelha. Essa mudança no hábito alimentar aumenta significativamente a procura por ovos, elevando os preços quando a oferta não acompanha a demanda.
Foto: Reprodução
Mas existem fatores adicionais a serem considerados, como o preço dos grãos utilizados na alimentação das galinhas, como milho e soja, que também influencia o custo final do produto. Dessa maneira, o aumento no preço desses insumos impacta diretamente no valor do ovo.
Além disso, o Brasil é um grande exportador de ovos, e a variação da demanda internacional também pode afetar os preços no mercado interno. Um aumento nas vendas para outros países pode reduzir a oferta no país, pressionando os preços para cima.
Expectativa para os próximos meses
Com o fim da Quaresma e a estabilização das contas familiares, a expectativa é de queda gradual nos preços do ovo. No entanto, a tendência de longo prazo dependerá do comportamento de outros fatores como o custo das proteínas e das exportações, que podem continuar pressionando os preços para cima.
Pensando nisso, as dicas para o consumidor envolvem o planejamento das compras, em busca de preços mais baixos e promoções, assim como a busca por outras fontes de proteína que possam estar mais em conta, como feijão, lentilha e grão-de-bico.