Um dos maiores empresários do mundo deu dicas sobre como prosperar no mundo dos negócios. Bill Gates, criador da Microsoft, disponibilizou três dicas de ouro para quem deseja alavancar suas empresas. Os conselhos foram dados durante uma palestra na Northern Arizona University, enquanto Bill Gates contava sua história desde a fundação da Microsoft até os dias atuais.
Criada em 1975, a Microsoft foi desenvolvida por Bill Gates e Paul Allen, responsável pelo desenvolvimento, fabricação, licenciamento e venda de softwares de computador. Dentre seus principais produtos, está o LinkedIn, o Skype, o Pacote Office (Excel, Word e PowerPoint), além do navegador Internet Explorer. Além disso, a empresa desenvolve também hardwares, como o Xbox, os smartphones Microsoft Lumia e os tablets Surface.
Em janeiro deste ano, a Microsoft ultrapassou o valor de US$ 3 trilhões pela primeira vez. Com isso, ela manteve sua posição de segunda empresa mais valiosa do mundo, perdendo apenas para a Apple. As empresas de tecnologia têm disputado o primeiro lugar do ranking de ações mais capitalizadas na Bolsa de Nov York desde o início de 2024. No início de janeiro, a Apple chegou a ficar em segundo lugar, quando as ações da Microsoft chegaram ao recorde de 404,4 de dólares, representando uma alta de 1,5%.
Quais os conselhos dados por Bill Gates para empresários?
Foto: Shutterstock
O primeiro conselho dado pelo fundador da segunda empresa mais valiosa do mundo é relacionada a solução de problemas. Segundo Bill Gates, é necessário iniciar o processo de resolução realizando duas perguntas indispensáveis: “Quem lidou bem com esse problema?” e “O que podemos aprender com eles?”.
Ao ter a resposta dessas questões, os empresários conseguem ter um ponto de vista certeiro para enfrentar os desafios apresentados na empresa. Além disso, os empregadores descobrem também quem são os colaboradores que se demonstraram capazes de enfrentar imprevistos, solucionando o problema e apresentando bons resultados.
O segundo ponto analisado por Bill Gates foi uma lição que ele aprendeu com seu amigo Warren Buffett, um dos maiores investidores dos Estados Unidos. Com o bilionário, Gates aprendeu sobre a gestão eficaz do tempo. Para conseguir lidar com os diversos compromissos e desafios das empresas, além de ter tempo para pensar em melhorias no negócio, é imprescindível ter uma agenda minuciosamente planejada.
Bill Gates destaca a importância da paciência e confiança no percurso
Foto: Shutterstock
O último ponto levantado por Bill Gates foi a importância do empreendedor desenvolver a paciência e a compreensão enquanto busca pelo sucesso. Ao reconhecer seu próprio desespero nos primeiros dias de inauguração da Microsoft, Gates destacou a importância da paciência. Sem ela, é impossível ter uma liderança eficaz e atingir uma realização pessoal ao longo do percurso da empresa.
Para ele, um bom líder não é aquele que apenas sabe lidar com a gestão financeira da empresa, mas também aquele que sabe investir o tempo e a energia na construção de relacionamentos com seus colaboradores e com os próprios processos da empresa. Dessa forma, os conselhos dados pelo criador da Microsoft não servem apenas para os grandes empresários ou para aqueles que queiram começar.
Por fim, Bill Gates ressaltou ainda que o sucesso financeiro de uma empresa não é baseado apenas em estratégias de negócios e resultados econômicos. Para conseguir resultados satisfatórios, é preciso que os empresários visem uma abordagem holística que prioriza o bom relacionamento com colaboradores e outros empresários, além do aprendizado contínuo sobre os negócios e a boa organização do tempo.