Procurar por descontos faz parte da rotina de milhares de consumidores em todo o país. Na era da tecnologia, contar com aplicativos que liguem o lojista com o público, mostrando todos os descontos possíveis, facilita para quem tenta encaixar as compras em uma rotina corrida. Nesses apps, é possível encontrar cupons de desconto, ofertas de cashback, programas de fidelidade e outras diversas opções para atrair os consumidores.
Segundo um levantamento realizado pela Nielsen, cerca de 22% dos brasileiros utilizam os aplicativos de ofertas, enquanto 20% fazem parte de programas de fidelidade. Além disso, 35% dos consumidores preferem realizar suas compras em lojas que ofertam grandes descontos. A popularização dos aplicativos se dá principalmente pelo orçamento limitado de grande parte da população, que busca por formas de otimizar os gastos.
No entanto, não são apenas os consumidores que ganham nessa troca. Os descontos ofertados fazem parte de uma estratégia de retenção de clientes, conseguindo identificar o perfil de consumo de cada usuário. Além disso, a participação nos aplicativos de desconto funcionam como uma espécie de vitrine, ampliando o alcance da marca e atingindo mais consumidores.
Popularidade dos aplicativos de desconto
Segundo especialistas, o uso dos aplicativos de desconto ainda está em fase inicial no Brasil, com poucos consumidores utilizando dos benefícios. Contudo, a tendência é que o uso se difunda entre os brasileiros com o decorrer do tempo, até passar a fazer parte da rotina de compras da maioria dos consumidores.
Ao participar das plataformas de cupons, as marcas conseguem aumentar sua reputação no mercado, demonstrando estar em conformidade com as finanças de seus consumidores. Contudo, as empresas precisam focar na qualidade do atendimento e do serviço ou produto ofertado, sendo esse um ponto importante no relacionamento com seus clientes.
Outro ponto de atenção é o uso dos descontos pelos consumidores. Mesmo encontrando grandes ofertas, os clientes dos apps devem ter o controle de suas finanças. Ou seja, por mais que o desconto seja uma grande vantagem, ele só será bem utilizado caso esteja de acordo com o planejamento financeiro do cliente. Caso contrário, o que era para gerar benefícios financeiros, pode acabar se tornando uma grande dívida.
5 aplicativos que ofertam grandes descontos
- 1. Ame: uma das plataformas mais conhecidas de cashback, a Ame promete parte devolver parte do dinheiro das compras realizadas em lojas parceiras;
- 2. Cuponomia: a empresa oferta os clássicos cupons de desconto, além de cashback em mais de 2 milhões de empresas parceiras;
- 3. Méliuz: um dos diferenciais da Méliuz é ofertar parte do dinheiro de volta com as recargas de celular. Além disso, a plataforma oferta cupons de desconto e cashback nas compras realizadas;
- 4. Oktoplus: para quem gosta de viajar, a Oktoplus permite o controle em tempo real dos programas de fidelidade do usuário, permitindo a emissão de passagens aéreas utilizando os pontos. A plataforma promete também alertar sobre os pontos que estão prestes a expirar, evitando que os usuários percam descontos por desatenção.
- 5. Tiendeo: a app permite que os usuários acessem os famosos folhetos de promoção das principais redes de supermercado, lojas de eletrônicos, farmácias, lojas de departamento, entre outras empresas.