O número de Microempreendedores Individuais (MEI) tem crescido no Brasil nos últimos anos. Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 13 milhões de brasileiros formalizados como MEI, representando cerca de 7 em cada 10 empresas em atividade no país. Por mais que existam diversas atividades diferentes, a maioria dos empreendedores se concentram em atividades específicas.
Dessa forma, a atividade mais registrada por novos MEIs é a de cabeleireiros, com 1,2 milhão de registrados, representando cerca de 9,1% do total de microempreendedores no Brasil. Além dessa área, existem outras que se destacam quando o assunto é a formalização de atividades autônomas.
1. Beleza e cuidados pessoais
A categoria com o maior número de MEIs é a de beleza e cuidados pessoais. Nessa categoria, estão incluídos cabeleireiros, esteticistas, maquiadores, entre outros tratamentos estéticos. Devido ao aumento na busca pela autoestima, o número de empreendedores que trabalham com a imagem de seus clientes cresceu significativamente nos últimos anos.
2. Comércio varejista de acessórios e vestuário
O segundo lugar no ranking foi ocupado pelo comércio de vestuário e acessórios, com grande aumento principalmente nas vendas virtuais. Com a facilidade do comércio eletrônico, pequenos empreendedores decidiram investir nas plataformas digitais, conseguindo atingir um público mais amplo e fazendo a categoria se popularizar no comércio.
3. Alimentos e Bebidas
Nesta categoria estão inseridos diversos profissionais, incluindo restaurantes, bares, food trucks e autônomos que vendem marmitas caseiras. Visando atender o público cada vez mais atarefado e sem tempo para preparar a própria comida, muitos empreendedores decidiram investir na área, apostando na inovação de produtos saudáveis, funcionais e saborosos.
4. Edificações e Alvenaria
Durante a pandemia do Covid-19, os cidadãos tiveram que passar mais tempo em suas casas, podendo observar a necessidade de reformas nos locais em que moram. Além disso, o aumento no setor das construções também influenciou na regularização de profissionais que trabalham com alvenaria e edificações.
5. Serviços ambulantes de alimentação
O baixo custo inicial e a flexibilidade que os meios ambulantes de venda de alimentos possuem, são os principais fatores para atrair cada vez mais empreendedores. Nessa categoria se enquadram os trailers, quiosques, e food trucks.
6. Publicidade
Por fim, o crescente interesse das empresas por marketing digital e o aumento da importância da presença online fez com que milhares de brasileiros se interessarem no segmento publicitário. Com as diversas oportunidades no setor, profissionais especializados na área decidiram seguir de forma autônoma, regularizando a atividade por meio do cadastramento no MEI.