Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com o Itaú Personnalité, revela o comportamento dos investidores de alta renda em diferentes regiões do Brasil. Em cada região, as prioridades mudam e mostram alguns perfis que se destacam mais em cada canto do mapa.
O resultado da pesquisa mostra as diferenças na cultura financeira, assim como o acesso a informações sobre investimentos, níveis de renda e educação para as finanças.
Dessa forma, os resultados indicam a importância de considerar as particularidades regionais ao desenvolver estratégias, como nas áreas de educação, assim como na oferta de produtos financeiros.
Foto: Shutterstock
Veja como se comportam os investidores de algumas regiões
1. Nordeste
- 83% são otimistas com sua situação financeira.
- 67% têm conhecimento suficiente para tomar decisões financeiras.
- 46% preferem renda fixa e 38% têm dinheiro na poupança.
2. Sudeste
- 81% são otimistas com sua situação financeira.
- 79% têm conhecimento suficiente para tomar decisões financeiras.
- 53% preferem renda fixa e 40% têm dinheiro na poupança.
3. Sul
- 79% têm conhecimento suficiente para tomar decisões financeiras.
- 48% preferem renda fixa e 37% têm dinheiro na poupança.
4. Centro-Oeste
- 77% têm conhecimento suficiente para tomar decisões financeiras.
- 48% preferem renda fixa e 35% têm dinheiro na poupança.
As diferentes regiões do Brasil apresentam culturas financeiras distintas, com diferentes graus de familiaridade e confiança em certos tipos de investimento.
Os dados mostram que, por exemplo, as regiões com histórico de instabilidade econômica são mais propensas a preferir opções de investimento consideradas mais seguras, como a poupança e a renda fixa.
Como foi feita a coleta de dados?
Para a coleta de dados foram entrevistadas 1.216 pessoas com mais de 18 anos e renda pessoal mensal de R$ 10 mil ou mais. A margem de erro da pesquisa é de 2,8 pontos percentuais. Em todas as regiões indicadas pela pesquisa, as prioridades são as mesmas e incluem reserva financeira para emergências, aposentadoria e construção de patrimônio.
O resultado do levantamento fornece informações valiosos sobre as preferências e objetivos dos investidores de alta renda em cada região do Brasil, assim como a importância da constante educação financeira para serem feitas escolhas mais seguras e orientadas para os objetivos de cada investidor.