O Bolsa Família é o principal programa de auxílio governamental ofertado no Brasil. Relançado em 2023 com o retorno do Governo Lula, o programa passou por alterações em 2023, visando corrigir as falhas dos repasses anteriores na renda per capita do programa. Assim, foram lançados pagamentos extras, como o repassado para crianças, gestantes e adolescentes.
Para ter acesso ao programa, é necessário atender ao requisito de renda máxima por pessoa, estabelecida atualmente em R$ 218 mensais por integrante da família.
O Bolsa Família repassa o valor mínimo de R$ 600 por família, podendo ser maior com a inclusão dos benefícios extras. Além disso, outro requisito é estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), com os dados atualizados e informados corretamente.
O cadastramento deve ser realizado presencialmente em postos de atendimento da assistência social, como no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios.
Para se inscrever, o responsável pelo grupo familiar deverá apresentar o CPF ou título de eleitor. Contudo, a inserção no programa não ocorre de forma automática, visto que o próprio sistema adiciona mensalmente novas famílias que tenham direito aos benefícios.
Como saber se fui aprovado no Bolsa Família?
Por não ter a resposta na hora do cadastramento, muitas famílias ficam em dúvida sobre como irão conseguir descobrir se foram selecionadas ou não para o Bolsa Família.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, uma carta é enviada pela Caixa Econômica Federal ao endereço cadastrado pelo cidadão no CadÚnico. Caso a correspondência não seja recebida, é recomendado buscar pelo setor responsável pelo programa no município.
A informação poderá ser conferida também por meio da Central de Atendimento, no número 111, ou pelo aplicativo Bolsa Família. No aplicativo, o beneficiário conseguirá ter acesso a diversas informações sobre o programa, como valor do benefício, data dos próximos repasses e desligamento voluntário do Bolsa Família.
Por fim, caso o benefício tenha algum problema e o valor não esteja disponível na data marcada para o repasse, o beneficiário poderá verificar pelo próprio aplicativo se deixou de cumprir os compromissos do programa ou se o cadastro está desatualizado. Caso seja necessário realizar alterações no cadastro, será preciso buscar pelo centro de atendimento onde realizou a inscrição no CadÚnico.