Para aumentar o número de vítimas, os golpistas estão investindo na criatividade e buscando por novos meios de enganar os cidadãos.
O novo modo de atuação dos criminosos tem sido as chamadas de vídeo. Ao receber uma chamada de vídeo e desconhecer do golpe, muitos usuários acabam aceitando a ligação. Atender chamadas de voz pode deixar o usuário vulnerável, no caso das chamadas de vídeo, a vulnerabilidade pode ser ainda maior.
O golpe tem o intuito de extorquir as vítimas. Ele funciona da seguinte forma: os golpistas ligam para as vítimas por chamadas de vídeo.
Ao receber a chamada de um número desconhecido, os usuários atendem, sendo expostos a imagens ou vídeos inapropriados e criminosos. Com a surpresa da vítima que está com a câmera aberta, os criminosos tiram um print da tela.
Em seguida, eles ameaçam divulgar o print ou entregar a imagem para a polícia caso não seja paga a quantia solicitada. A ameaça pode envolver pagamentos até mesmo em criptomoedas, na tentativa de não deixar rastros para serem encontrados posteriormente. Sem saber o que fazer, muitas vítimas acabam realizando o pagamento dos valores solicitados.
Como se proteger do golpe da chamada de vídeo?
O primeiro passo para se proteger do golpe da chamada de vídeo é não atender ligações de contatos que não estejam salvos em sua agenda de contatos ou de números desconhecidos e privados. Caso atenda acidentalmente, a dica é desligar imediatamente, antes da atuação dos criminosos.
Outra dica é não aceitar nenhum tipo de chantagem feita pelos criminosos, podendo gravar a tela enquanto os criminosos fazem a ameaça ou tirando print das mensagens recebidas.
Para evitar que novas pessoas caiam no mesmo golpe, avise amigos e familiares sobre o golpe. Em seguida, registre a ocorrência na delegacia de polícia, informando sobre o ocorrido e apresentando também o número que realizou a ligação.
Por fim, caso o golpe aconteça pelo WhatsApp, abra a conversa com o número utilizado na fraude. Clique no número ou no nome do contato que aplicou o golpe, como se fosse enviar uma nova mensagem. O próximo passo é clicar nos três pontinhos no canto superior direito, escolhendo a opção “Denunciar”.