Lavar roupas é uma das tarefas domésticas essenciais em todas as residências do mundo. Em algumas casas, devido à quantidade de pessoas, a tarefa pode se tornar trabalhosa e demorada, além de aumentar consideravelmente os custos das contas de energia e água no final do mês. Outro ponto a ser observado é o consumo de produtos de limpeza, como amaciantes e sabão para a lavagem das roupas. Algumas peças exigem ainda maior atenção, seja pela cor ou pelo tecido delicado em que são fabricadas.
Contudo, existem dicas que podem ser seguidas para reduzir os gastos envolvidos com as lavagens das roupas, especialmente no consumo de energia. As lavadoras de roupa estão nos primeiros lugares do ranking de eletrodomésticos que consomem mais energia. No caso das que possuem funções e lavar e secar, o consumo é ainda mais alto.
Como economizar na hora de lavar roupa?
Para os consumidores que buscam economizar com a conta de energia e de água na hora de lavar roupas, existem algumas dicas que podem ser seguidas. No entanto, o custo do processo irá depender do tipo de máquina, do volume da roupa, da frequência de lavagens e também dos costumes individuais, como lavar roupas coloridas separadas de roupas pretas e brancas.
1. Pequenas peças e delicadas devem ser lavadas a mão
Foto: Shutterstock
Algumas peças delicadas, como blusas de tecidos finos ou até mesmo peças íntimas, devem ser lavadas à mão. Assim, é possível evitar dano nas peças e apenas utilizar a função centrifugar na máquina para auxiliar a retirar o excesso da água e fazer com que a peça seque mais rápido.
No caso das pequenas peças, é descartável o uso da função de centrifugação, visto que elas podem ser facilmente torcidas a mão.
2. Juntar roupas para uma lavagem maior
Foto: Shutterstock
Ao acumular roupas para aproveitar a capacidade máxima da máquina, é possível economizar mais de um ciclo para que as peças sejam limpas. Dessa forma, o aconselhável é juntar as peças ao longo da semana e lavá-las no final de semana, evitando ligar o eletrodoméstico diversas vezes em lavagens mais curtas.
O uso de cestos e a separação das roupas evita a desorganização na casa enquanto as peças aguardam pela lavagem.
3. Uso da quantidade correta de produtos
Foto: Shutterstock
Muitas pessoas acreditam que colocar mais produto do que o recomendado irá fazer com que as roupas fiquem mais limpas e cheirosas. No entanto, ao colocar sabão ou amaciante em excesso, o consumidor acaba tendo o efeito contrário, visto que os produtos não serão enxaguados por completo.
Dessa forma, para evitar manchas nas peças e um consumo maior de água, utilize apenas a quantidade recomendada pelos fabricantes. A longo prazo, essa medida evita o acúmulo de produto no eletrodoméstico e uma possível danificação da máquina.
4. Evite a função secar
Foto: Shutterstock
Se sua máquina de lavar possui a função de secagem, o mais recomendado é evitar utilizá-la caso a casa tenha ambiente suficiente para a secagem natural das peças. Embora muitas pessoas achem trabalhoso precisar estender, recolher e depois passar as roupas, a secadora é a principal responsável pelo alto consumo de energia ao lavar as roupas.
Segundo especialistas, o recomendado é utilizar a função de secar ou a própria secador apenas em momentos especiais, como tempo chuvoso, secagem de tecidos grossos ou peças que serão utilizadas em breve. No verão, aproveite o sol e deixe as roupas secarem ao ar livre, aumentando a economia de energia.
5. Ciclo de lavagem e quantidade de água necessária
Foto: Shutterstock
Por fim, para economizar energia e água, o correto é escolher o ciclo de lavagem ideal para o tipo de roupa a ser lavada e escolher a quantidade de água necessária para a lavagem. Na hora da seleção de programa, informe se a roupa é branca ou colorida, além se será necessário utilizar o ciclo pesado (roupas muito sujas) ou o ciclo normal (roupas sujas).
Para aquelas peças utilizadas rapidamente e sem manchas, o recomendado é utilizar o ciclo de lavagem rápido, apenas para retirar o possível mau cheiro.