Na hora de contratar um empréstimo, é essencial que os clientes verifiquem todas as taxas, tarifas adicionais, significado dos asteriscos, e questione sobre possíveis penalidades em caso de inadimplência. Contudo, a reputação do banco que irá conceder o crédito também influencia diretamente na experiência que o consumidor terá com a contratação do crédito.
Segundo um levantamento realizado pela Novücard, foi possível elencar as instituições financeiras brasileiras de acordo com o seu índice de transparência.
Assim, o primeiro lugar ficou com o Banco do Brasil, atingindo uma nota de 3,57 em uma escala de um a quatro. O segundo colocado foi o Nubank, com 3,28 pontos. Em relação ao terceiro lugar do ranking, houve um empate entre o Itaú e o Will Bank, ambos com nota de 3,06.
Além disso, o Índice de Transparência da Novücard apontou que o nível de transparência das instituições financeiras cresceu 6,8% entre o primeiro e segundo semestre de 2023.
A expectativa é que o índice seja ainda maior a partir de 1º de julho de 2024, com a aplicação da Resolução Conjunta nº 8 do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional. A resolução exige que bancos e fintech promovam a educação financeira em suas plataformas.
Quais as piores instituições para contratação de crédito?
Para a surpresa de muitos, a Caixa Econômica Federal é classificada como o banco com as piores práticas de transparência na concessão de crédito. Apesar da pontuação de apenas 1,80, a instituição é líder na oferta de crédito consignado e financiamentos habitacionais. O segundo lugar das piores instituições vai para o Banco Safra.
O top 3 se encerra com a BV Financeira, seguida pelo Banco do Nordeste. Dentre os motivos que colocaram as instituições em posições negativas, estão as taxas escondidas, a dificuldade no atendimento e linguagem imprecisa. “Muita gente não sabe quanto está pagando de juros, taxas e alíquotas envolvidas. Desta forma, diversas pessoas são pegas de surpresa ao verem dívidas pequenas se tornarem cifras astronômicas”, afirmou Brad Liebmann, fundador da Novücard, em nota.
Por fim, a pesquisa mostrou que o Banco Inter e o Banrisul evoluíram consideravelmente desde a última edição do Índice de Transparência. Um dos exemplos de como as instituições estão buscando melhorar a experiência do cliente foi a disponibilização das taxas máximas cobradas pelos produtos ofertados.