O Nubank está planejando facilitar não apenas a vida financeira de seus clientes, mas também o acesso aos serviços de telefonia. A Anatel aprovou um contrato de credenciamento fechado entre o Nubank e a Claro, liberando a criação de uma nova operadora móvel virtual (MVNO). Para possibilitar o sinal de telefone aos seus clientes, o Nubank selecionou a Claro, mediante exclusividade entre as empresas, para o credenciamento da operadora virtual.
“As Partes acordam que o NUBANK não poderá, a seu exclusivo critério, sem anuência da CLARO, celebrar contratos de representação com outras pessoas jurídicas autorizadas a prestar o SMP pela ANATEL, para que o NUBANK atue como credenciado ou autorizado de outras Prestadoras Origem, com exceção do previsto nas cláusulas 6.3.8.1 e 6.3.8.2 abaixo. Tal condição se estende a qualquer outra empresa que esteja sob controle comum, afiliada, coligada, controlada ou controladora do CREDENCIADO sediada no Brasil”, afirmou o documento publicado pela Anatel.
Contudo, a Anatel afirmou que a cláusula não está de acordo com o regulamento das redes virtuais, que estabelece o direito de não-exclusividade da credenciada em relação à prestadora. Assim, o Nubank ficará livre para negociar com outras operadoras de serviço móvel, mediante comunicação prévia à Claro.
Claro se arrisca na MVNO
Ao aceitar o contrato com o Nubank, a Claro se mostra em movimentação para arriscar no mercado de operador móvel virtual. Atualmente, a operadora conta apenas com dois clientes neste tipo de serviço: a alemã Deutsche Telekom, com foco em conectividade para a Internet das Coisas, e a Maga+, pertencente a Magazine Luiza.
No entanto, somente a Maga+ oferta planos para pessoas físicas. Os planos ofertados pela varejista não são vantajosos ao serem comparados com os pacotes ofertados pelas operadoras tradicionais. Atualmente, o plano mais barato da Maga+ custa R$ 44,99 mensais, com direito a somente 6 GB de internet. A quantidade de dados pode subir com o pagamento da fatura com os cartões Magalu, portabilidade numérica e meta de gastos nas lojas da Magazine Luiza.
A maior parte das MVNOs em atuação no Brasil utilizam a rede da Tim, devido ao Surf Telecom e a possibilidade para que as empresas de qualquer segmento se tornem companhias de celular. Por fim, dentre os clientes da TIM de MVNO, estão o Correios Celular, Lari Cel, Uber Chipe, provedores regionais de banda larga fixa, entre outros.