A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) revolucionou o processamento de pagamentos no varejo, oferecendo uma solução automatizada, segura e eficiente para transações comerciais. Apesar de ser menos conhecida por muitas pessoas, a TEF é muito usada em determinados segmentos, sendo inclusive obrigatória em alguns estados brasileiros.
A TEF apresenta um grande potencial para impulsionar a modernização do setor de varejo brasileiro, oferecendo diversos benefícios para os negócios e consumidores. Ela promove a integração perfeita, sem a necessidade de múltiplas maquininhas, o que já é um ponto muito positivo para muitos negócios.
A TEF conecta seu Ponto de Venda (PDV) ao terminal de pagamento, agilizando o processo de venda. As transações do Pin Pad são capturadas automaticamente e enviadas via internet para a rede adquirente, garantindo rapidez e segurança.
O que é a TEF? Como funciona?
É um meio de pagamento considerado ideal para lojas físicas com balcão fixo, por exemplo. Entre as barreiras para o uso está a percepção de que a TEF é um serviço caro e inacessível para pequenos negócios, mas é bom saber que já existem opções mais econômicas disponíveis no mercado.
Foto: Reprodução
A transferência acelera o processo de pagamento, aumentando a produtividade e a satisfação dos clientes. As transações são protegidas por criptografia de ponta, que garantem a segurança dos dados. Outra vantagem é a redução dos custos com aluguel de maquininhas e tarifas de transação, otimizando os investimentos.
Em relação à obrigatoriedade da TEF na emissão de NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor), a situação varia conforme o estado. Em Pernambuco, por exemplo, a TEF se tornou obrigatória para todos os estabelecimentos que emitem NFC-e e utilizam maquininha de cartão de crédito ou débito no estado.
Tipos de TEF
Existem alguns tipos de TEF, sendo elas:
- TEF IP: conexão via internet banda larga, ideal para alta velocidade e confiabilidade.
- TEF Discada: conexão via linha telefônica, opção econômica para baixo volume de transações.
- TEF Dedicada: conexão exclusiva via linha telefônica, ideal para alta segurança e estabilidade.