O saque-aniversário é uma modalidade de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que permite ao trabalhador retirar uma parcela do saldo da conta anualmente, no mês do seu aniversário. Muitos trabalhadores que desejam ter acesso ao dinheiro temem que, ao aderir à modalidade, percam o direito ao seguro-desemprego.
Se esse também é o seu receio, saiba que não tem com o que se preocupar. Isso porque o saque-aniversário e o seguro-desemprego são benefícios independentes, cada um com suas próprias regras e objetivos.
Por exemplo, o seguro-desemprego é um auxílio financeiro temporário para trabalhadores demitidos, sem justa causa. Já o saque-aniversário permite ao trabalhador retirar parte do saldo de sua conta do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário.
Foto: rafastockbr/Shutterstock
Mesmo que você escolha o saque-aniversário e seja demitido, ainda terá direito ao seguro-desemprego, desde que cumpra os requisitos. Ou seja, o saque no mês de aniversário é um direito adquirido pelo trabalhador, enquanto o seguro-desemprego depende da situação do desligamento.
Além disso, a ideia da modalidade de saque é permitir antecipar parte do FGTS. E mais um detalhe é que o saque-aniversário pode ser cancelado a qualquer momento.
Vantagens do saque-aniversário
Muitos trabalhadores encontram vantagens no saque-aniversário, como ter a possibilidade de antecipar recursos, com acesso à parte do FGTS a cada ano, sem precisar esperar o momento da demissão. Outro ponto é a flexibilidade, já que o trabalhador escolhe o calendário e o valor do saque, de acordo com suas necessidades.
Isso também permite um melhor planejamento financeiro, pois o trabalhador sabe quanto receberá a cada ano por meio do saque-aniversário. Mas é preciso ter atenção a um detalhe: em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador que optou pelo saque-aniversário receberá o seguro-desemprego com base no saldo que resta na conta, que pode ser menor do que o valor recebido por quem não aderiu à modalidade.
Por isso, ao escolher pela modalidade, é importante ter um planejamento financeiro para garantir que o dinheiro sacado seja utilizado de forma responsável e que não comprometa a renda futura.