O Open Finance está em constante evolução, trazendo soluções inovadoras para facilitar a vida financeira das pessoas. Neste mês, duas novidades entraram em vigor e prometem ainda mais praticidade e controle dos pagamentos e investimentos.
A primeira delas é a novidade com os agendamentos recorrentes. É uma possibilidade de ajudar as pessoas a se lembrarem das contas, sem esquecer as datas de pagamento. Com os agendamentos recorrentes, você define o valor e a data dos pagamentos, e o Open Finance cuida do resto.
Então, imagina que você quer pagar algo todo mês, como a mesada do seu filho. Com os agendamentos recorrentes, você programa isso uma vez no seu banco, e o pagamento acontece automaticamente todo mês na data que você escolheu. É como se fosse um lembrete que paga por você!
Foto: Cris Faga/Shutterstock
Outra novidade são as transferências inteligentes. Elas movem automaticamente o saldo excedente de uma conta para investimentos, fazendo seu dinheiro render mais. Funciona como um “piloto automático” para os investimentos, sendo semelhante a operações já existentes em outros países.
Assim, se você tem dinheiro sobrando na sua conta, ela automaticamente investe esse dinheiro para você ganhar mais. É como se sua conta fosse esperta e sempre procurasse os melhores lugares para o seu dinheiro crescer.
Vale lembrar que essas operações de transferência inteligentes só podem ser feitas entre operações de contas com a mesma titularidade. O que vale tanto para pessoa física (PF) quanto jurídica (PJ).
Novidades no Pix em outubro
Já em relação ao Pix, as próximas novidades são o Pix Automático e Pix via Open Finance, sendo formas automáticas de fazer pagamentos. Funciona assim: você autoriza uma pessoa ou empresa a tirar dinheiro da sua conta todo mês sem precisar fazer nada. É como se fosse um débito automático, mas ainda mais rápido e prático para o seu dia a dia.
No geral, todas essas novidades são formas de facilitar a vida financeira, tornando os pagamentos mais automáticos e convenientes. É como se o banco fizesse algumas tarefas, permitindo que as pessoas consigam ter mais tempo de sobra, sem se preocupar todos os meses com as mesmas obrigações.