Desde seu lançamento, o Pix se tornou um dos métodos de pagamentos preferidos dos brasileiros. Seja por sua instantaneidade no pagamento ou pela ausência de taxas, a modalidade ganhará uma novidade em outubro deste ano. Com o Pix Automático, ele será utilizado para transações autorizadas e agendadas com antecedência.
Dessa forma, a ativação deverá ser realiza manualmente pelos usuários, autorizando a funcionalidade por meio de suas contas em instituições financeiras. A expectativa é de que a nova modalidade não tenha cobrança de tarifa para as pessoas físicas. Já para as empresas,
haverá a libre negociação entre os bancos e as pessoas jurídicas para a cobrança de taxa.
Assim, os bancos terão a opção de ofertar ou não o serviço com a cobrança de taxas. No entanto, como a modalidade deverá ser lançada em outubro, o Banco Central poderá realizar algumas alterações até que a modalidade seja liberada para os usuários.
Como irá funcionar o Pix Automático?
Na última sexta-feira (5), o Pix registrou mais de 200 milhões de transações em um único dia, conforme dados divulgados pelo Banco Central. Com essa marca histórica, especialistas aguardam um grande sucesso em relação ao Pix Automático. A nova modalidade será formada por três princípios: o cliente final, os recebedores e as instituições financeiras que irão ofertar o serviço.
Contudo, o Pix Automático não irá funcionar como o débito automático, visto que precisará ser registrado pelo próprio consumidor. Dessa forma, poderão ser inseridas contas recorrentes a serem pagas mensalmente, como água, luz, mensalidades, assinaturas, entre outros pagamentos recorrentes.
Um dos principais atrativos da nova modalidade do Pix é a abrangência de pagamentos permitido por ele. Assim, o consumidor poderá quitar serviços de diferentes setores.
Porém, a maior vantagem do Pix Automático será a redução de riscos em relação a golpes e falsas cobranças, visto a eliminação da necessidade de boletos.
Por fim, os pagamentos serão realizados por meio de um cadastro direto com as instituições e empresas responsáveis, garantindo a autenticidade das cobranças e garantindo segurança na transação.