A Receita Federal começou o pagamento da Restituição do Imposto de Renda de 2024. Os primeiros pagamentos serão realizados em breve para os idosos que entregaram a declaração do IRPF. Ao todo, mais de 200 mil idosos serão beneficiados com o repasse, referente a devolução do pagamento de impostos que já haviam sido quitados anteriormente. Além dos idosos, pessoas com deficiência e professores também estão incluídos no repasse.
Ao todo, serão cinco lotes de restituição do IR, disponibilizado para os contribuintes que declararam ao Fisco e pagaram mais imposto do que o devido. Com o repasse do primeiro lote, destinado aos três grupos prioritários, o Fisco devolverá mais de R$ 339 milhões. Para repassar os recursos, a Receita Federal desenvolveu um sistema único.
Assim, o valor será depositado diretamente na conta-corrente ou chave Pix com número do CPF cadastrada pelo cliente na declaração. Vale ressaltar que é possível alterar os dados bancários informados por meio do programa do Imposto de Renda. A cada novo lote disponibilizada, o Fisco divulga a data limite de envio da declaração do IRPF.
Consulta ao primeiro lote da restituição do IRPF
Para descobrir se tem direito ao primeiro lote de restituição do IRPF, o grupo prioritário deverá acessar o site da Receita Federal e clicar na opção “Consultar restituição do imposto de renda”. Será preciso fazer o login e selecionar o ano desejado para descobrir se possui direito aos valores da restituição e se está incluído no primeiro lote de pagamentos.
Para receber os valores neste lote, é necessário que os contribuintes tenham entregue a declaração nos primeiros dias do prazo. Assim, quando antes a declaração tiver sido enviada, mais rápido acontecerá a restituição dos valores. No entanto, é preciso estar atento a malha fina. Nesse caso, o contribuinte deverá informar detalhadamente as informações contestadas pela Receita, correndo o risco de perder o direito a restituição.
Calendário de restituição do IRPF 2024
Conforme determinado pela Receita Federal, o primeiro lote das restituições será pago no dia de encerramento do envio das declarações: 31 de maio. Dessa forma, o calendário de pagamentos da restituição do IRPF 2024 ficou estabelecido da seguinte forma:
- Primeiro lote: pagamento no dia 31 de maio;
- Segundo lote: pagamento no dia 28 de junho;
- Terceiro lote: pagamento no dia 31 de julho;
- Quarto lote: pagamento no dia 30 de agosto;
- Quinto lote: pagamento no dia 30 de setembro.