O Sebrae Goiás abiu um novo processo seletivo para atuação no Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI). Ao todo são 300 vagas, com salário de R$ 5 mil. Para participar, é necessário que os candidatos interessados possuam graduação ao nível superior, em qualquer área de conhecimento, e tenham experiência profissional mínima de seis meses.
Dessa forma, os selecionados deverão aplicar as metodologias ágeis do Sebrae para realizar o diagnóstico, levantamento e priorização de problemas de empresas participantes. Além disso, os agentes também irão identificar, testar, planejar, validar e monitorar a implementação de soluções. Para isso, deverá ser realizada a medição inicial e final de micro e pequenas empresas.
Ao todo, as vagas serão distribuídas da seguinte forma: 60 vagas de início imediato e 280 para cadastro reserva. A inscrição deverá ser realizada até o dia 29 de abril pelo site da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec). Além das vagas para agentes, há também a oferta de 12 vagas para orientador de produtividade, com salário de R$ 6,5 mil.
Vagas para Agentes Locais de Inovação (ALI)
Foto: Shutterstock
Os ALI possuem o objetivo de desenvolver atividades que permitam avaliar o impacto da inovação na produtividade de pequenos negócios. A dinâmica de avaliação das micro e pequenas empresas acontecem em ciclos de até seis meses, contando com visitas presenciais par a realização de três encontros coletivos e seis encontros individuais.
Dessa forma, 25 empresas participarão por ciclo. O edital liberado conta com 5 ciclos de seis meses. Ou seja, os candidatos selecionados trabalharão no Sebrae por 30 meses, atendendo 125 empresas no total. Ao final da atuação, cada ALI deverá entregar documentos para comprovar a implementação da inovação. Serão aceitos artigos, estudo de caso, relatório técnico de pesquisa, entre outros.
O início da atuação dos candidatos está precista para o dia 01 de julho de 2024. As oportunidades estão separadas por regiões do estado de Goiás, com quantidades variadas de vagas, sendo:
- Região Central: 20 vagas imediatas e 80 vagas reserva;
- Região Centro-leste: 06 vagas imediatas e 30 vagas reserva;
- Entorno do DF/Nordeste: 07 vagas imediatas e 35 vagas reserva;
- Metropolitana: 09 vagas imediatas e 45 vagas reserva;
- Norte: 05 vagas imediatas e 25 vagas reserva;
- Oeste: 03 vagas imediatas e 15 vagas reserva;
- Sudoeste: 05 vagas imediatas e 25 vagas reserva;
- Sul: 05 vagas imediatas e 25 vagas reserva.
Vagas para Orientadores de Produtividade
Os orientadores serão os responsáveis por orientar os ALI na elaboração da produção bibliográfica ao final do projeto. Para isso, será obrigatório enviar relatórios mensais sobre a orientação acadêmica dos agentes, além de elaborar dois artigos conforme a metodologia do SEBRAE. Os orientadores deverão também participar de reuniões e eventos relacionados ao projeto, além de identificar gargalos tecnológicos nas aplicações dos trabalhos desenvolvidos pelos ALIs.
Ao todo, são 12 vagas ofertadas para orientadores, sendo 03 para atuação imediada e 12 para cadastro reserva. Para se candidatar, o interessado deverá ter pós-graduação completa em qualquer área de conhecimento, além de comprovar experiência profissional mínima de 12 meses, relacionada a Gestão da Inovação.
Como irá funcionar o processo seletivo do Sebrae?
Foto: Shutterstock
Para agentes bolsistas, o processo seletivo acontecerá em 3 etapas eliminatórias e classificatórias. A primeira delas é composta pela avaliação de conhecimentos por meio de uma prova objetiva, com pontuação máxima de 50 pontos.
A segunda etapa será a análise curricular e documental, com pontuação máxima de 10 pontos. Por último, os candidatos aprovados nas fases anteriores irão passar por uma avaliação de habilidades e perfil, com pontuação máxima de 80.
Já para os orientadores, o processo seletivo ocorrerá em apenas duas etapas eliminatórias e classificatórias. Assim, não será aplicado a prova objetiva. Em primeiro momento, os candidatos passarão pela análise curricular e documental, valendo até 30 pontos. Em seguida, os aprovados seguem para a entrevista por competências, com pontuação máxima de 100 pontos.
Por fim, os candidatos que desejarem mais informações sobre as vagas disponibilizadas no Processo Seletivo Sebrae 2024 poderão acessar os editais divulgados pela instituição.