Os aposentados e pensionistas do INSS podem ter uma surpresa um tanto quanto desagradável em relação ao recebimento de seus benefícios. Após um cancelamento repentino dos pagamentos, os idosos podem descobrir que foram declarados como falecidos, mesmo estando vivos. O número de casos desse tipo cresceu consideravelmente após a atualização recente do processo de “prova de vida”. Ao serem considerados mortos, esses usuários têm o repasse de seus benefícios bloqueados.
Conhecidos na justiça como “mortos-vivos do INSS”, essa situação tem causado dores de cabeça para diversos beneficiários em todo o país. A constatação ocorre após o processo de verificação do INSS, incluindo uma espécie de critérios. Dentre eles, está a análise de nome completo, CPF, número do benefício, endereço, entre outros.
Dessa forma, é de extrema importância que o beneficiário mantenha os seus dados corretos e atualizados no sistema em todos os registros governamentais, não penas no INSS. Para isso, é recomendado verificar se as informações estão informadas corretamente no registro civil, principalmente o CPF. Em caso de divergência, o beneficiário poderá ter problemas.
Como atualizar os dados com o INSS?
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Caso o INSS identifique algum erro no cadastro do beneficiário, o instituto irá acionar cartórios para a correção. Com isso, é possível perceber a necessidade do beneficiário manter o seu cadastro preenchido corretamente nos cartórios, visto que os erros nas documentações originais podem gerar conflitos.
Para atualizar os dados pessoais, como endereço e telefone, o procedimento ocorre de forma rápida e facilitada, diretamente pelo aplicativo Meu INSS. No caso de mudanças significativas, como correção do nome ou CPF, será necessário enviar um requerimento e documentos que comprovem a situação do beneficiário.
Desse modo, a correção dos dados se inicia acessando o site ou aplicativo do Meu INSS e realizando o login. Em seguida, selecione “Novo Pedido” e escolha a opção “Atualização de cadastro e atividade”. Após a seleção, siga para “Atualizar cadastro e/ou benefício”, corrigindo os dados que estejam errados.
Ao completar o formulário, verifique se todas as informações foram inseridas corretamente. Caso elas estejam corretas, envie a solicitação ao INSS. Com esse rápido procedimento, os usuários conseguem evitar serem declarados como “mortos-vivos” e continuarem recebendo os seus benefícios.