O governo federal, através do programa Acredita, está ampliando o papel da Emgea (Empresa Gestora de Ativos) para atuar como securitizadora no mercado imobiliário. Isso significa mais crédito imobiliário, pois os bancos terão mais espaço em seus balanços para oferecer financiamentos a taxas acessíveis para a classe média.
Com isso, as famílias interessadas em ter a casa própria podem se aproximar ainda mais dessa realização. Aqueles que não se encaixam em programas habitacionais populares – a exemplo o Minha Casa Minha Vida – ou consideram alto o custo de financiamento a taxas de mercado agora têm mais chances de conseguir seguir adiante no projeto da casa própria.
A ampliação do crédito imobiliário para a classe média pode impulsionar o setor da construção civil, gerando mais empregos e estimulando o crescimento econômico.
Foto: Shutterstock
A Emgea poderá comprar carteiras de crédito imobiliário dos bancos e revendê-las no mercado, contribuindo para a fluidez do crédito e a redução de juros. O programa vai além do setor imobiliário, pois também inclui empréstimos para quem está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e precisa de dinheiro para iniciar ou expandir seu negócio.
Permite ainda a renegociação de dívidas para Microempreendedores Individuais (MEIs) que tenham dívidas com a União, ajudando a quitar os débitos. Além disso, o programa conta com um braço de apoio para empresas que investem em práticas sustentáveis.
Ainda, uma parceria com o Sebrae que garante orientação e avaliação de crédito para quem quer abrir ou formalizar o próprio negócio, o que reduz riscos para os bancos e aumenta a segurança dos empreendedores.
Menos inadimplência
Segundo o governo federal, as medidas buscam reduzir a inadimplência, garantindo mais crédito com menos burocracia e juros mais baixos, assim como fomentar a formalização dos negócios, impulsionando a economia e a criação de novos empregos.
O programa ainda está em fase de implementação, mas as medidas já estão gerando expectativas positivas no mercado por atender quatro eixos importantes para o desenvolvimento do país.