O prazo de entrega do Imposto de Renda 2024 está próximo do fim. No entanto, muitos contribuintes ainda não sabem se são obrigados a realizar a declaração. Neste ano, a Receita Federal alterou os limites que determinam se o cidadão deverá ou não entregar o documento. A entrega da declaração do IR 2024 deve ser feita até o dia 31 de maio, por meio do programa da Receita Federal.
Por meio da consulta por CPF, o contribuinte poderá conferir se possui a obrigação de declarar o Imposto de Renda. Para isso, é preciso acessar a plataforma Meu Imposto de Renda, disponibilizado no aplicativo, site da Receita Federal ou pelo portal e-CAC. O login deverá ser realizado com a conta Gov.Br, exigindo apenas apresentação do CPF e senha.
Desde 2023, o Fisco facilitou o sistema, exibindo a mensagem de “Omissão” para os contribuintes que devem declarar o IR, mas que ainda não enviaram o documento. Além disso, a consulta ao sistema da Receita permite também que o contribuinte verifique se existe alguma declaração antiga a ser entregue.
Sistema exibe motivo de obrigação de entrega do IR
Ao entrar no sistema e verificar que há declarações pendentes, o contribuinte consegue entender quais motivos tornaram obrigatória a entrega do IR. Além disso, o portal permite também a regularização de erros, avisando se o contribuinte caiu na malha fina. Com esse procedimento, a Receita realiza uma análise mais detalhada do documento entregue, visando encontrar possíveis irregularidades.
A consulta poderá ser feita de modo facilitado também pelo Léo, o robô digital disponibilizado no site da Receita Federal. O chatbot do Fisco tira dúvidas básicas dos contribuintes, esclarecendo quais motivos tornam a declaração obrigatória para o cidadão. As informações podem ser obtidas por meio de uma série de perguntas e respostas feitas pelo contribuinte.
Por fim, para iniciar uma conversa com o Léo, é preciso selecional a opção “1 – Imposto de Renda – Pessoa Física”, selecionando posteriormente a mensagem “1 – Quero saber se preciso declarar”. Após a seleção, o contribuinte irá descobrir se é obrigado a prestar contas a Receita Federal em 2024 e saber o motivo para tal obrigação.