O mundo das compras online oferece praticidade e variedade, mas também exige atenção redobrada com a segurança dos seus dados pessoais. Ao descartar embalagens e notas fiscais sem cuidado, você pode abrir as portas para golpistas que usam essas informações para aplicar golpes de phishing e engenharia social.
Mas não se preocupe! Com algumas medidas simples, você pode proteger sua privacidade e evitar transtornos. Antes de jogar fora a caixa de papelão, o ideal é cortar as suas informações confidenciais. Elimine dados como nome completo, endereço, CPF, CNPJ, números de cartão de crédito ou débito e códigos de barras.
Foto: Shutterstock
Utilize produtos específicos, como os trituradores de papel ou outros criados para apagar dados em embalagens, como sprays ou soluções líquidas. Há ainda a opção de rasgar ou incinerar as embalagens e notas fiscais para garantir a destruição completa dos dados. Nunca descarte uma caixa com todas as suas informações.
Tenha sempre em mente que os golpistas estão em busca dos seus dados e, ainda na hora das compras, desconfie de links suspeitos. Nunca clique em links recebidos por email, SMS ou redes sociais sem verificar a procedência.
Evite expor dados nas redes sociais, pois isso ajuda a limitar a quantidade de informações pessoais disponíveis, pois nunca se sabe quem pode praticar um golpe com os seus dados. Nas compras online, use sempre senhas fortes e exclusivas para cada serviço e altere-as periodicamente.
Faça isto se os seus dados forem roubados
Em caso de vazamento de dados, entre em contato com a Agência Nacional de Proteção de Dados, pois é o órgão responsável por proteger as suas informações.
Assim, você registra a sua reclamação e buscar orientação sobre o que fazer diante dos dados roubados. Assim que possível, faça ainda um boletim de ocorrência na delegacia de polícia para documentar o vazamento de dados e se proteger de possíveis fraudes.