O DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista) é um canal digital oficial do Governo Federal, gerido pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que permite a comunicação eletrônica entre o MTE e os empregadores.
A proposta do serviço é modernizar e desburocratizar a comunicação, com a promessa de se tornar mais eficiente, ágil e segura. Através do DET, os empregadores podem receber notificações e comunicações oficiais do MTE, como autos de infração, intimações e citações, assim como enviar documentos e informações solicitadas pelos auditores fiscais do trabalho.
Permite ainda o acesso a serviços online, como a consulta à situação cadastral da empresa e a emissão de guias de pagamento, assim como atualização sobre notícias e legislações trabalhistas.
Saiba como se cadastrar no DET
Foto: Reprodução
Para se cadastrar no DET, os empregadores precisam:
- Acessar o site do DET
- Possuir um certificado digital válido
- Informar os dados da empresa, como CNPJ, nome e endereço
- Designar um representante legal para acessar o DET.
Assim, o cadastro é obrigatório para todos os empregadores, sendo MEIs e empresas do Simples Nacional, com prazos específicos conforme o grupo de faturamento. As empresas de médio e grande porte já devem estar cadastradas. Vale lembrar que a plataforma é online e gratuita.
Para o governo, o DET proporciona mais agilidade e eficiência na fiscalização do cumprimento das leis trabalhistas, assim como aumento da produtividade, com a redução do tempo gasto em tarefas manuais e repetitivas.
Além disso, outras vantagens são a maior precisão e confiabilidade dos dados, com diminuição de despesas com envio de documentos e processos físicos. Por meio do sistema, o governo pretende garantir mais transparência e controle, com maior clareza e organização nas relações entre o governo e os empregadores.
Segundo o governo, o empregador que não se cadastrar no DET ou não utilizar o sistema para se comunicar com a inspeção do trabalho pode ser multado em valores que variam de R$ 500,00 a R$ 10.000,00.