O número de golpes envolvendo os beneficiários cadastrados no CadÚnico tem crescido consideravelmente nos últimos meses, virando ponto de alerta do Governo Federal. Por meio de mensagens falsas por SMS, WhatsApp e outros meios de contato, os criminosos enviam links fraudulentos para uma suposta atualização cadastral. No entanto, a mensagem se trata de um golpe para o roubo de dados sensíveis dos cidadãos.
O CadÚnico é o instrumento utilizado pelo Governo Federal para verificar os cidadãos que precisam de assistência financeira por meio dos programas sociais. É por meio dele que os principais benefícios governamentais são repassados, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Como se proteger contra os golpes?
Para evitar ser vítima dos golpes, os beneficiários precisam se manter em alerta em relação ao comportamento dos criminosos. Dentre as atitudes dos golpistas, está o envio de mensagens fraudulentas que alertam sobre o cancelamento dos benefícios caso o cadastro não seja atualizado de forma virtual. Vale ressaltar que tanto a atualização quanto o cadastramento no CadÚnico devem ser realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Dessa forma, o Governo Federal alerta que não envia links por mensagens solicitando a confirmação de dados pessoais. Outro ponto a ser observado nas mensagens criminosas é o tom ameaçador ou urgente, pressionando as vítimas a realizarem a atualização das informações o quanto antes.
Mediante essas atitudes, o cidadão que receber uma mensagem fraudulenta deverá ignorar todos os contatos feitos, visto que as atualizações do CadÚnico são realizadas de forma presencial nas unidades autorizadas. Em seguida, busque por informações oficiais nos canais de atendimento presencial do CadÚnico em sua cidade. Ao constatar o golpe, denuncie a tentativa de fraude ao Disque Social, no telefone 121.
Por fim, outro ponto para evitar cair no golpe é manter o cadastro no CadÚnico atualizado. Vale ressaltar que em qualquer alteração das informações dadas inicialmente, como renda da família, nascimento ou morte de familiar, mudança de endereço, entre outros, é necessário informar o CRAS para que a atualização seja realizada.