Na hora de solicitar o pagamento das aposentadorias e pensões do INSS, os beneficiados precisam de atentar para não arriscarem ter seus pedidos negados.
Assim, ao entender quais são os motivos que levam a negação do benefício, o cidadão consegue evitar possíveis problemas futuros com os seus repasses. Dentre os motivos, cinco deles são mais frequentes, gerando o cancelamento dos benefícios de pessoas em todo país.
1. Tempo de contribuição insuficiente
Um dos motivos mais frequentes para a negação de pedidos de aposentadoria é o tempo insuficiente de contribuição com o Instituto.
No caso da Aposentadoria por Tempo de Contribuição e na Aposentadoria Especial, os trabalhadores precisam cumprir com o tempo mínimo exigido pelo INSS. Ao analisar rigorosamente sobre o tempo de trabalho com carteira assinada, é fundamental para o cidadão que deseja entrar com o pedido de aposentadoria no INSS.
2. Atrasos nos recolhimentos
As falhas ou atrasos no recolhimento das contribuições pelos empregadores é uma das causas mais frequentes na concessão da aposentadoria. Dessa forma, é recomendado que o trabalhador realize o acompanhamento detalhado do CNIS frequentemente. Com isso, é possível identificar possíveis impasses com os recolhimentos, evitando surpresas ao solicitar a aposentadoria.
3. Reconhecimento de atividade especial
O reconhecimento de atividade especial é realizado de acordo com os critérios rigorosos estabelecidos pelo INSS. Assim, os trabalhadores devem reunir todas as provas possíveis par comprovar o trabalho em ambientes com exposição a agentes nocivos à saúde.
Dentre os documentos que podem ser apresentados por esses trabalhadores é o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) datado.
4. Falta de documentos
O motivo mais comum para a aprovação do pedido da aposentadoria é a falta de documentos que comprovem a situação do trabalhador. Em cada período trabalhado e cada tipo de trabalho pode exigir documentações especiais. Esse caso se torna ainda mais frequente em relação aos trabalhadores de atividades especiais, autônomos e trabalhadores rurais.
5. Comprovação de atividade rural
Por fim, os trabalhadores rurais precisam presentar comprovantes sobre o tempo de serviço que atuaram na zona rural. Para conceder aposentadoria a essa categoria, o INSS exige documentos específicos para atividades exercidas até certo período. Para a atuação mais recente, é necessário autodeclarações.