A Certidão de Antecedentes Criminais (CAC) é um documento ofertado pelo Governo Federal, indicando se o cidadão possui ou não registros de crimes em seu nome no sistema da Polícia Federal. No entanto, por possui validade de apenas 90 dias, os cidadãos que precisam comprovar os seus antecedentes criminais necessitam solicitar uma nova documentação após esse período.
Com a evolução dos sistemas de documentos brasileiros, é possível solicitar a certidão sem sair de casa, precisando apenas ter em mãos documentos como CPF e RG. A solicitação poderá ser realizada por meio do site oficial da Polícia Federal, por meio de um procedimento simples. Em casos de problemas no sistema, é possível que o cidadão tenha que comparecer a uma unidade da Polícia Federal para ter acesso ao documento.
Como emitir a Certidão de Antecedentes Criminais?
Antes de iniciar o procedimento, o cidadão deve ter em mãos seus documentos, visto que eles serão necessários. A solicitação acontece no site oficial da Polícia Federal, na seção de serviços ofertados pela PF. Ao entrar no site, preencha os campos com os dados pessoais solicitados. Em seguida, clique em “Emitir CAC” e confirme que você não é um robô.
Caso o cidadão tenha informado todos os dados corretamente, o atestado será baixado automaticamente no computador, em formato PDF. Após ter acesso ao documento, basta realizar a impressão para apresentar em instituições ou entidades, ou encaminhar por e-mail para o solicitante.
Contudo, caso algum erro ocorra durante o procedimento, o cidadão deverá comparecer a uma unidade da Polícia Federal ou entrar em contato por meio do suporte.sinic@pf.gov.br para entender o ocorrido.
Como validar o CAC?
Ao abrir a certidão, será possível ter acesso a duas informações sobre a validação do documento. A primeira delas afirma sobre a necessidade de apresentar um documento de identidade para confirmar a validade do registro de antecedentes criminais. Já a segunda diz respeito sobre a autenticidade da certificação.
Para legitimar o documento emitido, acesse novamente o site da PF, digite o número da CAC e confirme que não é um robô. Clique em “Validade CAC” para tornar a certidão autêntica. Após o procedimento, uma confirmação irá aparecer, podendo realizar o download ao clicar no ícone posicionado no canto superior direito.